Branquelo dos olhos azuis

Padrão

As cotas e os Brancos de Olhos azuis.

Não gosto de deduções simplistas nem de conclusões mecânicas. Mas, como escrevi em notas anteriores, acho difícil deixar de fazer uma conexão entre a política de cotas e o discurso do presidente onde culpou os “brancos de olhos azuis” pela crise mundial.  Quero explicar melhor.

As cotas vão gerar uma mudança no discurso político brasileiro. Na medida em que produzem benefícios exclusivos de uma parcela da população, formalizando uma situação de desigualdade estranha à noção de que todos tem direitos iguais perante a Lei, as cotas ajudam a transformar a cor da pele numa segunda identidade das pessoas, a lhe dar valor explicativo.

Você passa explicar o destino de cada um — e também dos países — em função da cor da pele. Passa a sugerir — como fez Lula ao dizer erradamente não existe banqueiro negro — que a cor da pele pode definir atitudes positivas ou negativas.

Nos EUA, a cor da pele é um elemento central da vida política e da identidade dos cidadãos. Não era assim no Brasil. Talvez se torne assim agora. O discurso do presidente mostra isso.

lula-de-olhos-azuis
Dom, 29/03/09
por Paulo Moreira Leite

Deixe um comentário